logo

DPOC.PT

Nós nas redes sociais...
DPOC no Brasil
DPOC no Brasil
Top

A DPOC no Brasil

A presença de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) no Brasil não é totalmente conhecida, isto deve-se em grande parte ao subdiagnóstico da doença – o que é, infelizmente, um “pecado” global.

As previsões e os estudos efetuados estimam que existam entre 8 milhões e 11 milhões de brasileiros com a doença, sendo que apenas cerca de 10-12% realmente o sabem – o que traduz uma taxa muito reduzida de diagnóstico. Sabendo-se que mais de 20 milhões de pessoas no Brasil fumam, e como não existe qualquer indicio de que o tabagismo esteja a diminuir, é previsível que a DPOC continue a aumentar.

Dados de 2014, provenientes do governo federal, revelaram que a DPOC é a quinta doença que mais leva a internamentos hospitalares no sistema de saúde público. Relativamente à mortalidade, estimam-se em 40 mil óbitos por ano devido á doença.

Relativamente ao conhecimento da população, também segundo dados oficiais publicados em 2012, 1 em cada 2 brasileiros nunca ouviu falar da doença. Essa realidade foi confirmada em 2015, numa pesquisa efetuada pelo Panorama da Saúde Respiratória do Brasileiro, que revelava que 55% dos inquiridos nunca tinha ouvido falar da doença.

Os gastos económicos também estão a aumentar. Na década de 2000 foram gastos mais de 100 milhões de reais (quase 28 milhões de euros) com internamentos hospitalares por DPOC.

%d bloggers like this: