Os cigarros eletrónicos também são um risco para a DPOC

O uso regular dos cigarros eletrónicos está associado ao aumento da probabilidade do fumador ter DPOC, de acordo com um estudo apresentado na maior conferência médica da área respiratória realizada nos Estados Unidos da América.

O uso destes dispositivos está aumentando nos Estados Unidos, alarmando as autoridades de saúde pública. Outros estudos anteriores já tinham mostraram ligação entre os cigarros eletrónicos e asma em jovens, e estudos in vitro e em animais mostraram uma resposta inflamatória nos brônquios devido aos cigarros eletrónicos semelhante àquela observada com os cigarros convencionais.

Os resultados revelaram que o uso regular de cigarros eletrónicos todos os dias ou durante alguns dias por semana está associado ao aumento da probabilidade de ter DPOC, mesmo após o ajuste para potenciais fatores de confusão.

Relembramos que os cigarros eletrónicos são um assunto ainda um pouco controverso, uma vez que exista quem defenda que são úteis para ajudar a diminuir o consumo de tabaco tradicional. No entanto, não existem estudos fidedignos que revelem alguma utilizada positiva para a saúde e a própria Sociedade Portuguesa de Pneumologia em 2015 avisou para os perigos destes dispositivos.

Para saber mais porque o tabaco é perigoso para os seus pulmões veja aqui.