Aplicações móveis e online

Cessação Tabágica

Apesar de que recorrer a um profissional de saúde continuar a ser a melhor opção para quem quer deixar de fumar, algumas pessoas preferem abandonar o tabaco sozinhas. A tecnologia atual pode dar uma pequena ajuda para que essa luta seja um pouco mais fácil.

A maioria das Apps disponíveis privilegiam a diminuição gradual do número de cigarros que se fuma por dia, portanto, são úteis para quem prefere reduzir o consumo aos poucos e estimular as pessoas a continuar esse trajeto.

.

Zero Cigarro

Zero Cigarro, desenvolvido no Brasil, foi baseado a partir de estudos internacionais sobre “m-cessation”, uma das principais técnicas de cessação do tabagismo. O programa contém mensagens práticas, educativas e motivacionais; orientações para emergências em caso de recaídas; feedbacks exclusivos de acordo com a evolução de cada um, além do apoio da comunidade e de especialistas via atendimento online.

Disponível para Android e iOS.

.

QuitNow!

Com o QuitNow! é possível saber o tempo exato que se passou desde o momento em que decidiu parar de fumar, quanto dinheiro poupou e quais são os efeitos benéficos que já ocorrem por ter deixado de fumar para o organismo. A app também possibilita a interação entre os seus utilizadores, que compartilham dicas e truques contra recaídas.

Disponível para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e Facebook.

.

Quit Smoking 2017 – Breathe

Quit Smoking 2017 – Breathe utilizada a economia de tempo e dinheiro como fórmula motivacional para reduzir e parar o consumo do tabaco. O programa permite compartilhar os sucessos com os amigos via Facebook e Twitter. É possível, ainda, criar uma lista de desejos com o que poderia ser adquirido graças à poupança financeira.

Um dos seus recursos que o diferenciam das restantes, trata-se de  um “botão de pânico”, que exibe imagens mórbidas e disponibiliza artigos científicos que desencorajam a tentação de fumar. Sempre que sentir vontade de fumar de novo basta carregar neste botão de forma a diminuir esse desejo.

Disponível para Android.

.

MyQuit Coach

Com o MyQuitCoach, o fumador organiza o seu plano personalizado, levando em conta suas próprias motivações. A app faz o acompanhamento diário do consumo e permite saber quando está a fumar e quanto dinheiro está a gastar. Assim, a pessoa pode optar por receber alertas sobre qual o gasto económico, além de poder partilhar as suas dúvidas com outros fumadores que querem largar o vício, para além do acesso a dicas, dados e textos motivacionais preparados pela Livestrong.com.

Disponível para iOS.

.

Quit Smoking: Cessation Nation

O Quit Smoking: Cessation Nation é recomendado para aqueles que acabaram de deixar o vício. Ele mostra quantos cigarros a pessoa deixou de fumar, quanto dinheiro economizou e quais foram as melhorias para sua saúde.

Disponível para Android.

.

Meu último cigarro

Meu último cigarro, mostra uma série de estatísticas e argumentações para motiva-lo a deixar de fumar, com base no conhecimento médico atual. A app refere ter um leitor de nicotina e um medidor de monóxido de carbono no sangue, além de disponibilizar exemplos motivacionais e dados sobre saúde diariamente. O programa pretende também prever o aumento de expectativa de vida, e a diminuição do risco de ataque cardíaco e o de cancro do pulmão conforme vai diminuindo o consumo de tabaco.

Disponível para iOS.