Conheça a via aérea inferior

A Respiração

Para perceber bem o que se passa na DPOC é importante saber como funcionam os pulmões e todos os componentes da via aérea inferior – ou seja todos os órgãos do sistema respiratória situados inferiormente às cordas vocais.

Quando inspira o ar é inalado através do nariz e/ou da boca. É nas vias aéreas superiores que o ar vai ser aquecido, humidificado e será filtrado da maioria das impurezas presentes no ar. Desta zona, após a abertura das cordas vocais, o ar continua para a traqueia, que se divide em 2 brônquios, o esquerdo e o direito. Esses brônquios vão dividindo-se em vários brônquios e posteriormente em bronquiolos até chegar a um conjunto de “sacos de ar”, chamados de alvéolos, cujas paredes são muito finas. 

É nas paredes dos alvéolos que ocorrem as trocas gasosas, ou seja, o oxigénio passa por essas paredes finas para o sangue, onde é transportado para todo o corpo humano pelos glóbulos vermelho. No sentido contrário, do sangue para os alvéolos, transfere-se o dióxido de carbono, que deve ser eliminado pois quando em excesso pode trazer consequências dramáticas para o funcionamento do ser humano. Depois o ar segue no sentido inverso para ser expirado para fora do corpo humano.

O oxigénio é um combustível importante uma vez que que permite todo o trabalho que o organismo necessita executar para que possamos viver, andar, correr ou pensar. As células utilizam o oxigénio e transformam-na na unidade de energia utilizada por outras células para poderem realizar a sua função.

No interior dos brônquios existem cílios, que parecem pequenos finos cabelos, cuja função é a de limpar o muco que é produzido. Estes cílios movem o muco para as zonas mais superiores das vias aéreas. Quando o fumo e outros poluentes entram nos pulmões, os cílios podem ser paralisados ​​ou destruídos, levando à acumulação de secreções, podendo provocar tosse ou infeções.

Na respiração também ajudam alguns músculos, principalmente na fase da inspiração, uma vez que a expiração é maioritariamente um processo passivo.