logo

DPOC.PT

Nós nas redes sociais...
DPOC e os Cuidados de Saúde Primários
DPOC e os Cuidados de Saúde Primários
Top

O DPOC.PT vai apresentar gradualmente, ao longo do ano de 2016, o seu GUIA SOBRE DPOC – PARA PROFISSIONAIS DOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS, em versão digital e, num futuro a médio-prazo, em versão física.

mgf

Introdução

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma doença do aparelho respiratório, crónica, potencialmente evitável, que se caracteriza por obstrução progressiva e persistente do fluxo aéreo e está associada a inflamação crónica das vias aéreas. Esta inflamação resulta de uma resposta exacerbada a partículas inaladas ou gases nocivos, na maioria das vezes provenientes do tabaco, mas também de lareiras e de fogões a lenha/carvão, entre outros.

A DPOC apresenta uma prevalência e importância crescentes nos últimos anos. Este aumento destaca-se essencialmente no género feminino, sendo que nos EUA o número de mortes pela doença em mulheres ultrapassou o dos homens.

COPD-Patient-Coughing-1

É uma das causas principais de morbilidade e mortalidade a nível mundial, prevendo-se que essa influência irá crescer na próxima década (será a 3a causa de morte), devido à epidemia do tabaco (só agora começam a sentir-se os efeitos do inicio tardio do tabagismo no género feminino), ao envelhecimento da população e ao melhor controlo dos fatores de risco cardiovasculares, que condicionaram diminuição marcada das mortes por esta categoria de doenças. É também uma importante fonte de despesa de todo o serviço nacional de saúde, nomeadamente com o recurso aos serviços de urgência e com internamentos hospitalares.

Na gestão e controlo de uma doença tão complexa como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, deve ser considerada uma abordagem integrada e sistemática, na qual os profissionais de saúde trabalham em conjunto, desejavelmente de forma coordenada e em cooperação, no sentido do melhor cuidado aos doentes. Esta visão integrada para a DPOC envolve quer o doente, quer uma equipa de profissionais que trabalham nos cuidados de saúde primários, hospitalares e, também, na área da reabilitação.

Apesar de muitas vezes considerados menos importantes, os profissionais de saúde dos Cuidados de Saúde Primários são fundamentais no diagnóstico precoce e no controlo dos doentes com DPOC. O papel destes profissionais é crucial no sucesso de cada caso, garantindo a continuidade dos cuidados e uma supervisão mais atenta e próxima.

Uma visão integrada para a DPOC envolve quer o doente, quer uma equipa de profissionais que trabalham nos cuidados de saúde primários, hospitalares e, também, na área da reabilitação.

Nesse sentido, o presente guia tem como objetivo resumir conceitos essenciais na doença e sugerir modos de atuação nas suas diferentes vertentes, de modo a sistematizar e complementar o conhecimento desta patologia e assim afirmar a importância dos cuidados de saúde primários (CSP), nomeadamente da medicina geral e familiar, no diagnóstico e acompanhamento desta doença.

%d bloggers like this: