Hospital de Dia Ventilação

HOSPITAL DE DIA DOENTES RESPIRATÓRIOS CRÓNICOS 

  • Aferição de ventiloterapia não-invasiva (VNI)
  • Readaptação de ventiloterapia não-invasiva 
  • Avaliação de agravamento do estado de saúde respiratório dos doentes em seguimento

 

Localização: Unidade de Aveiro (5º piso bloco central)

  • Horário – Terça-Feira
  • website próprio: www.hdpneumo.pt (brevemente)

A VNI

A Ventilação Mecânica, seja a invasiva (através da entubação, estando completamente sedado) ou a não-invasiva (em que não é necessário “estar a dormir”), trata-se de um modo de suporte de vida temporário, que é instituído até que a causa que provoca a insuficiência respiratória aguda seja revertida com o tratamento adequado. A VNI é também utilizada de modo crónico em doentes que têm dificuldade em eliminar o excesso de dióxido de carbono do corpo. O mecanismo de ação dos ventiladores baseia-se, sumariamente, no fornecimento de pressões inspiratórias e expiratórias que permitem a estabilização e a normalização da respiração, até ao ponto em que não é mais necessário o uso deste aparelho e já consegue voltar a respirar de modo independente.

A VNI é um tipo de suporte ventilatório através do qual o aparelho fornece às suas vias respiratórias uma pressão positiva que é enviada através de uma máscara conectada ao ventilador. É um modo de tratamento muito mais confortável do que a Ventilação Invasiva, e apesar de ser suficiente na maioria dos casos, em algumas situações mais graves não impede que a pessoa possa precisar de uma atitude mais invasiva.

Alguns doentes com DPOC necessitam de realizar este tratamento de forma crónica, nomeadamente durante a noite, com ou sem oxigénio adicional.

O aparelho que os doentes realizam no domicilio consiste num pequeno aparelho – o ventilador – que através de um tubo que o liga à máscara (nasal ou facial), emite pressão sempre que o doente iniciar uma inspiração, de modo a ajudar a pessoa a realizar a respiração.

Deve ficar bem seguro na mesa de cabeceira e tem de ser ligado a uma tomada elétrica.

 

Scroll Up