Fumos e Poluição

A qualidade do ar e a DPOC

lead_large
factory-air-pollution
bf4e6ba6d4fcb5dff9dd720ab92416ab

A qualidade do ar, seja dentro ou fora de casa, pode ter um papel relevante no risco de desenvolver DPOC. Esteja em casa ou no seu trabalho, existem partículas, gases ou fumos que podem irritar os seus pulmões e dificultar a respiração. Anos e anos a conviver com estas agressões continuas desencadeiam processos inflamatórios crónicos nas vias aéreas, que vão estimular a cicatrização, o estreitamento dos brônquios e a destruição dos alvéolos.

Apesar de tudo existem alguns conselhos e cuidados que podem suavizar este risco e ajudar a que consiga evitar ficar doente e a ter mais falta de ar ou tosse.

Verifique se a sua casa é amiga dos seus pulmões: procure e elimine o mofo.

É essencial que a casa tenha uma boa ventilação, permitindo a circulação rápida do ar. Vai dar muito jeito quando estiver a cozinhar ou para ajudar a eliminar as poeiras espalhadas pela casa.

Muitos doentes perguntam sobre a utilização de um filtrador do ar em casa. Se não sabe o que é, são aqueles pequenos aparelhos que filtram e purificam o ar da sala onde estiverem colocados. Não existem muitos dados objetivos para podermos comentar ou recomendar, apesar de alguns médicos e artigos referirem que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar em casa. Algumas destas máquinas têm filtros que removem poeiras, areias e inclusivé o fumo do tabaco. No entanto, estes filtros têm que ser trocados frequentemente e até agora não está provado que diminuam as exacerbações da DPOC.

Deve também evitar cozinhar com recurso a um fogo de lenha ou usar qualquer aquecimento com combustível. Deve existir sempre uma boa ventilação nessas divisões, sejam janelas ou utilizando exaustores, para ajudar a dispersar todo o fumo.

E no exterior também tem de ter algum cuidado: A poluição urbana, industrial e os fumos dos tubos de escape dos carros são fatores de risco conhecidos para se desenvolver a DPOC, principalmente se a exposição for arrastada.

Se prevê que vai estar em contato com ar muito poluído ou perto de uma zona com grande emissão de fumos industriais deve utilizar uma máscara protetora.

E tenha atenção especial nos dias das festas da aldeia. Existem várias pessoas que costumam referir agravamento dos sintomas quando expostas aos fumos do fogo de artifício.

Não podemos dizer para ficar fechado em casa toda a vida, mas com algum resguardo e cuidado poderá evitar o desenvolvimento da DPOC, ou caso já seja portador da doença, impedir que tenha agudizações de repetição.