Guia de exercícios respiratórios para casa

Respiração labial

 

A respiração freno labial revelou-se eficaz a ajudar os doentes com DPOC a expulsar melhor o ar que fica retido nos pulmões, para além de ajudar a pessoa a relaxar do stress e do cansaço do dia e a diminuir a sensação de falta de ar. Os especialistas recomendam que faça este exercício 4-5 vezes por dia para que note resultados. Não custa nada e vai sentir-se melhor!

http://www.youblisher.com/p/1403716-Exercicios-Respiratorios-para-DPOC/

Inicie o exercício com a boca fechada e inspire o ar normalmente pelo nariz, durante 2 segundos, não necessita de fazer muito esforço.

Depois junte os lábios como se fosse assobiar ou soprar as velas do bolo do seu aniversário e mantenha essa posição à medida que vai deixando o ar sair pela boca durante cerca de 4 segundos. Não faça força, deixe o ar sair sem esforço.

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Respiração coordenada

Quando sente falta de ar pode ser difícil realizar os movimentos respiratórios de uma forma coordenada e organizada. Isto é especialmente útil se ficar nervoso ou ansioso.

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Quando sentir que está com a respiração irregular, comece por inspirar o ar pelo nariz. Repita o movimento dos lábios referido no exercício anterior e deixe o ar sair lentamente.

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Respiração profunda

Em algumas pessoas com DPOC à medida que o ar fica retido nos pulmões, estes têm menor capacidade de conseguir expandir e depois expulsar o ar. Isto resulta em que a sua respiração possa ser mais superficial. Nestes casos, respirar um pouco mais fundo pode ajudar a libertar os seus pulmões.

Pode fazer isto 3-4 vezes por dia!

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Sente-se ou se estiver em pé, coloque os cotovelos ligeiramente para trás, de modo a permitir uma maior expansão da caixa torácica. De seguida, inspire bem fundo pelo nariz e depois sustenha a respiração durante 5 segundos. Por fim, deite o ar fora pelo nariz, devagar mas de forma profunda, para que fique retido a menor quantidade de ar possível.

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Forçar a saída da expectoração

Por várias razões, pode ser difícil libertar o muco que está dentro das vias áreas. Isto causa muito transtorno a quem tem a doença, por isso, se conseguirmos arranjar métodos de facilitar a saída da expectoração, sem que se canse muito, isso vai aliviar a tosse e o cansaço.

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Sente-se confortavelmente e depois inspire fundo. O objetivo agora é contrair os músculos do abdómen (barriga) e expirar o ar pela boca em 3 momentos, ao mesmo tempo que faz os seguintes sons “ha” “ha” “ha”. 

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Treino do diafragma

O músculo do diafragma (localizado entre o tórax e o abdómen) é o principal músculo da respiração, nomeadamente na inspiração. Uma pessoa com DPOC que tenha fragilidade deste músculo precisa de recorrer ainda mais aos músculos acessórios, que só devem ser usados em situações mais graves.

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Pode sentar-se ou ficar deitado, com os ombros relaxados. Uma das mãos deve estar em cima do tórax (peito) e outra na zona do estômago (na parte superior esquerda da barriga). Inspire pelo nariz durante 2 segundos e com a mão inferior (estômago) sinta a barriga a avançar para a frente. Una os lábios e expire lentamente, ajudando o diafragma com a mão inferior a barriga a voltar ao estado normal. Pode repetir este exercício várias vezes.

 

Ilustrações: youblisher.com/p/1403716-Exercicios-Respiratorios-para-DPOC/