Hidratação corporal

Qual o papel da água na DPOC?

Para as pessoas com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) manter-se hidratado é uma parte fundamental na manutenção da estabilidade da sua doença. Estar hidratado significa beber um volume de água suficiente todos os dias, para suprir as perdas e permitir a funcionalidade total do seu corpo.

A água é essencial para o nosso organismo, uma vez que é importante para muitos dos processos do corpo, incluindo o: Transporte de outros nutrientes pelo corpo; proteção dos olhos e da boca; lubrificação das articulações; regulação da temperatura do corpo, entre outros.

O corpo humano é composto de mais de 60% de água. Através da transpiração, respiração ou ao urinar, uma pessoa perde 2-3 litros de água por dia. Portanto, as pessoas precisam substituir a água perdida ingerindo regularmente líquidos, de modo a manter um equilíbrio. De qualquer modo, não se esqueça de que alguns alimentos também contêm muita água.

Algumas pessoas não podem beber muita água, nomeadamente se apresentarem Insuficiência cardíaca. Nesta situação, é aconselhável que discuta com o seu médico quanta água pode beber por dia.

 

Por que ficar hidratado é importante para pessoas com DPOC?

Manter-se bem hidratado é fundamental para todas as pessoas, mas é especialmente importante para quem tem DPOC.

A doença pode fazer com que o muco produzido pelos pulmões fique mais espesso, pegajoso e difícil de ser eliminado pela tosse – o que propicia a ocorrência de infecções. Beber bastante água pode diluir o muco e facilitar a tosse, limpando as vias aéreas dessas impurezas. Ajuda também a facilitar a respiração, uma vez que o lumen das vias aéreas fica com menos obstruções, permitindo que o ar circule mais rapidamente e com melhor fluidez.

Em certas situações, alguns doentes com DPOC necessitam de oxigenoterapia, apresentando por vezes sintomas de secura e irritação nas vias nasais e nas vias aéreas devido a esse tratamento. Beber bastante água pode ajudar a evitar isso.

 

O que devo usar para me hidratar?

A água pura é a melhor fonte de hidratação. No entanto, a água pode ser ingerida a partir de muitos outros tipos de alimentos. Outras fontes de hidratação incluem: sumos, leite, café, sopas, legumes, ou frutas. Siga algumas das nossas dicas para ter uma melhor alimentação, adequada à sua doença.

Tenha em atenção que as bebidas que contêm cafeína não são tão boas para se manter hidratado. Podem ainda interferir com alguns medicamentos usados no controlo da DPOC.

As bebidas que contêm álcool podem desidratar em vez de hidratar o corpo. Em certos casos podem contribuir ainda para diminuir a frequência respiratória ou prejudicar o reflexo da tosse.