Prepare-se para a exacerbação

Prepare-se para quando tiver que ir à urgência

 

Nos dias em que não existe um agravamento ou exacerbação dos sintomas habituais da DPOC, sugerimos que dedique algum tempo a preparar-se para os períodos de maior agitação. Este plano de ação é mais importante do que julga, uma vez que se as suas queixas agravam de tal modo que necessita de recorrer subitamente ao Centro de Saúde ou ao Serviço de Urgência pode não ter tempo de levar consigo a medicação que faz habitualmente.

Organize uma lista com a medicação que toma habitualmente que deverá levar consigo na ida ao Serviço de Urgência e até mesmo às consultas de rotina com o seu Médico de Família ou ao Pneumologista que o segue. Se tiver alergia a um medicamento, aponte-as para evitar dissabores.

 

Anote tudo o que quer abordar ou perguntar ao seu médico na consulta, para que não se esqueça de dizer tudo o que sente quando está frente a frente com o seu profissional de saúde. Verifique sempre se precisa de renovar a medicação antes da consulta, para não correr o risco de ficar sem medicamentos em casa.

Faça um registo de tudo o que acha que agrava a doença, discuta isso com o seu médico, e evite uma nova exposição até esclarecer essa hipótese e não haja qualquer perigo para si.

Peça ao seu Médico de Família ou Pneumologista para lhe explicar como deve usar o inalador sempre que tiver dúvidas ou achar que não está a fazer bem. Pode também pedir ao farmacêutico quando vai aviar a sua receita. Nunca é demais relembrar!