Viver com a meteorologia

Como já falámos no DPOC.PT o frio ou o calor intenso podem ser um inimigo natural de quem DPOC, no entanto, se tiver algum cuidado pode passar o ano inteiro sem grandes preocupações. Siga as nossas recomendações, e juntamente com as indicações do seu médico, fique mais seguro e saudável.

 

O CALOR E DPOC 

Deve evitar estar muito tempo seguido em exposição direta ao sol. Se possível, mantenha-se em casa, de preferência com o ar condicionado ligado. Deve evitar as horas de maior risco, por isso, entre as 11h e as 15h é preferível não andar na rua ou estender-se na praia, sem proteção.

Beba bastante água, pois o calor provoca desidratação e perda de líquidos, tornando as secreções mais espessas, incluindo as brônquicas. Assim, será mais difícil expetorar e limpar as vias aéreas.

Nestes períodos, pode existir um aumento do pólen no ar. Esteja atento, não se esqueça que são um possível agente agravante da DPOC.

Não deixe os inaladores muito tempo em exposição direta à luz solar, pois pode alterar as caraterísticas químicas do medicamento, ficando inativas ou provocando reações adversas.

Em dias de bastante calor existe um aumento do nível do ozono. Estes níveis podem causar alguns sintomas respiratórios, tais como, tosse, irritação do nariz ou da garganta e inclusive uma exacerbação da DPOC.

 

FRIO E DPOC 

Deve evitar ficar muito tempo na rua, e caso seja mesmo necessário, deve estar bem agasalhado, não devendo se esquecer de proteger a cabeça e o pescoço. Se tem de se expor ao frio, proteja também a boca da entrada de ar, particularmente durante o exercício.

Como a gripe está associada a um aumento da exacerbação, não se esqueça de tomar a vacina da gripe. Um dos principais motivos para que as infeções virais sejam mais frequentes na altura do frio e das chuvas, deve-se ao aumento da probabilidade de que as pessoas estejam mais concentradas em lugares fechados, como shoppings ou edifícios, onde o contacto mais próximo entre as pessoas facilita o contágio. Por isso, tente afastar-se de pessoas que estejam doentes – é só por uns dias!